




sexta-feira, 29 de maio de 2009
O Chevrolet Opala acaba de ganhar uma nova releitura pelas mãos do designer Du Oliveira. O artista fez uma enquete em seu blog, convidando os leitores a eleger a versão que serviria de base para a remodelagem. Com 42% de preferência, o sedã Opala Luxo 1969 foi o escolhido. "Um carro tão cultuado teria que ser ao gosto do entusiasta", afirma Oliveira. "Acho que o design de 75 a 79 foi mais marcante, mas o resultado do modelo escolhido pelo público ficou satisfatório." Abaixo você vê o resultado.
A grade do radiador recebeu dois frisos horizontais cromados que se estendem por toda a dianteira, como no original. Faixas pretas duplas no capô marcam a versão SS. Até as rodas foram inspiradas na configuração esportiva. A traseira repete o visual retrô, cujas lanternas são parecidas com as de 40 anos atrás, mas utilizam leds no lugar de lâmpadas. O bocal de abastecimento perdeu o lugar, originalmente no centro da lataria. Os internautas escolheram o V8 Northstar para impulsionar o carrão, mas Oliveira sugeriu os atuais V6 3.6 Alloytec e o 2.4 Ecotec que equipa o Captiva.
Cauê de Mattos concluiu o curso de desenho industrial no Mackenzie remodelando o Opala. No começo de 2008, ainda estudante, iniciou seus trabalhos em meio a projetos de móveis e embalagens, sua especialidade. No entanto, a paixão por carros antigos, principalmente modelos dos anos 1960 e 1970, o levou a investir no clássico da GM.
Mattos preferiu buscar inspiração na segunda geração do modelo, produzida entre 1975 e 1979. "Para mim foi o auge do carro. Foi o desenho desta época que marcou a cabeça das pessoas", diz. Outros veículos também alimentaram as idéias do designer, como o Ford Maverick e Dodge Charger, mas a principal referência foi o Chevrolet Camaro, cuja releitura foi apresentada como conceito em 2006.
Do cupê original, foram mantidos o longo capô e a linha de cintura consagrada nos anos 1960 com o Chevelle, Impala e outros clássicos americanos. A traseira também preservou os faróis redondos duplos. O desenhista paulistano apelidou seu projeto de Opala Special 40, fazendo alusão aos 40 anos do automóvel no Brasil, dada comemorada em 2008.
quinta-feira, 28 de maio de 2009
sexta-feira, 22 de maio de 2009
O Citroën GT vai participar ainda das festividades das 24 Horas de Le Mans, na França, em junho, e do Festival de Goodwood, na Inglaterra, em julho.
Criado a partir de uma parceria entre a montadora francesa e o estúdio Polyphony, o modelo foi projetado para fazer sucesso no mundo virtual dos games.
O Citroën GT é uma das principais estrelas da quinta versão de um dos jogos de carros de corrida mais famosos do mundo, o "Gran turismo", que ganhou projeção mundial ao lado do console PlayStation. Tanto é que o criador do game, o japonês Kazunori Yamauchi, esteve presente no lançamento do carro no Salão do Automóvel de Paris, em
outubro do ano passado.
As linhas exageradas e os diversos acessórios aerodinâmicos – como spoilers, aerofólios, extratores e saias laterais – garantem um visual pra lá de agressivo ao modelo francês, que fará a alegria de muitos jogadores.
O carro tem rodas de 21 polegadas, portas-tesoura e medidas exageradas, com 4.960 mm de comprimento, 2.080 mm de largura e 1.090 mm de altura. O motor, segundo a Citroën, é elétrico alimentado pela energia produzida pela reação química das células de hidrogênio.