Honda FCX Clarity

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Após o lançamento do esportivo CR-Z no Salão de Tóquio, a Honda traz o FCX Clarity Concept para Los Angeles como aposta de carro ecologicamente correto.

Movido a hidrogênio, este sedã de 4 lugares é bastante espaçoso e, segundo a montadora japonesa, tem o grande diferencial de ser acessível. O nome Clarity vai ao encontro da "clara atitude da empresa perante os desafios do futuro, pensando em ajudar a sociedade em ter um meio de transporte sustentável".

Mas, como é possível? O FCX Clarity tem uma célula de combustível operando conjuntamente a uma bateria íon-lítio e um tanque de hidrogênio. A reação do hidrogênio com o oxigênio atmosférico ocorre dentro da célula, que é a principal responsável por produzir a energia que faz com que o carro ande. Princípios de regeneração de energia também estão presentes: a energia capturada do processo de frenagem e desaceleração é armazenada na bateria, que complementa o trabalho da célula. O único composto emitido pelo veículo é a água. A autonomia prometida é de cerca de 430 km.

O interior do Clarity é composto por materiais alternativos e orgânicos que também foram produzidos seguindo normas de baixa emissão de poluentes. Por dentro, ele oferece maravilhas modernas como sistema de navegação - com a localização dos postos de hidrogênio para reabastecimento -, assentos climatizados e conectividade bluetooth.

A Honda pretende negociar, em sistema de arrendamento, uma limitada quantidade do modelo para consumidores do sul da Califórnia. As primeiras entregas ocorreriam no meio de 2008.

Detalhes do programa serão divulgados futuramente, mas por um contrato de três anos ao custo de 600 dólares por mês, seriam cobertos gastos com manutenção e o veículo contaria ainda com seguro contra acidentes.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails